top of page

Macapá comemora o 260º aniversário!

Para comemorar os 260 anos de Macapá, um programa cultural e esportivo acontecerá durante quatro dias. Shows musicais, missas, homenagens a personagens da história local, compras e até o lançamento de uma residência fazem parte do aniversário comemorado em 4 de fevereiro.


Hoje, vou contar um pouco sobre a história do nascimento da minha cidade natal, que data do tempo da colonização. Aqueles que amam conhecem a história de sua cidade.



Macapá é de um destacamento militar ligado às ruínas da antiga fortaleza de Santo Antônio, datada de 1740. Esse destacamento nasceu das exigências constantes do governo da província do Grão Pará e Maranhão (para quem as terras do Amapá João de Abreu Castelo Branco, que, a partir de 1738, se sentiu abandonado no que era a fortaleza, pediu medidas urgentes à Coroa Portuguesa.


Em 1740, a réplica do rei português D. João autorizou não apenas o governador do Pará a construir um forte no mesmo local das ruínas da fortaleza de Santo Antônio, mas também enviou um projeto para construir um pequeno forte projetado pelo sargento Mor Manuel de Azevedo Fortes e pelo engenheiro do reino, Miguel Luís Alves. Macapá saiu desse forte.


Depois de D. José I ter aderido ao trono de Portugal, o Marquês de Pombal assumiu o ministério real e nomeou o seu irmão Francisco Xavier de Mendonça Furtado como chefe da província do Pará, bem como a presidência do mesmo. própria província. , aproveitando todos os poderes para promover a fundação e colonização de aldeias no norte da Amazônia. Foi nessa época que Macapá presenciou a chegada dos colonos dos Açores.


Em 2 de fevereiro de 1758, Mendonça Furtado instalou os poderes legislativo e judiciário da aldeia e, no dia 4 de fevereiro, dois dias depois, elevou a aldeia à categoria de povoados.



A emancipação de Macapá despertou a ganância dos holandeses, ingleses e franceses que ameaçavam invadir a aldeia a qualquer custo.

Depois de uma intensa campanha, Mendonça Furtado acaba de morrer, sem perceber o sonho de ver Macapá devidamente fortificado. A grande fortaleza só foi inaugurada em 19 de março de 1782, 18 anos após o início das obras.




Construída para a fortaleza imponente, a vila começou a se desenvolver, ainda se beneficiando das vantagens inerentes à qualidade de seu centro militar, até os dias que antecederam a proclamação da Independência do Brasil. Macapá cresceu à sombra desta fortaleza, testemunho do esforço luso-brasileiro para a conquista, colonização e manutenção da Amazônia. Constitui a afirmação mais vigorosa da autoridade portuguesa no território do Amapá. Ele desempenhou um papel importante no prêmio arbitral prestado em Berna em 1 de dezembro de 1900.



O topônimo é de origem tupi, com variação de macapaba, que significa lugar de muitos bacabas, uma palmeira nativa da região.


E assim você pode aprender um pouco mais sobre a história da minha cidade e quem sabe se interessar em saber um pouco sobre a sua.


Conte-nos aqui nos comentários um pouco sobre a história da sua cidade!

22 vues0 commentaire
bottom of page